DEBQ / ESTUDOS



DEUTERONÔMIO - NOVA LIÇÃO!
Capítulo por capítulo.Deuteronômio, de onde foram extraídas estas lições significa segunda Lei, a saber, a exposição da Lei. Este quinto e último livro de Moisés é um eloquente convite para aqueles que desejam prosseguir nos caminhos do Senhor, conhecendo-o passado para compreender o presente e prosperar no futuro. Este livro marca uma fase de transição para uma nova experiência e possessão do povo escolhido de Deus. É uma segunda oportunidade que Deus está dando, através da reiteração da Lei para aquela nova geração nascida no deserto e prestes a entrar na Terra da Promessa.• Nos capítulos 1 a 11 temos retrospecção e reflexão: são tratos graciosos,sábios e justos do Senhor na história do seu povo.• Nos capítulos 12 a 34 temos previsão e admoestação: Deus renova Suas promessas a Israel quanto ao seu futuro.Assim como o apóstolo Paulo, temos que considerar que a mensagem de Deuteronômio se aplica tanto a Israel como a nós (Dt 25.4 cf. 1 Co 9.10). Neste sentido, oramos para que Deus nos abençoe no estudo destas lições, vivificando a Sua Palavra de tal maneira em nós, que produza fortalecimento espiritual ao seu coração.

Lição 1 - Recordando o cuidado providencial de Deus
Lição 2 - O caminho da prosperidade espiritual
Lição 3 - Revendo as diretrizes básicas da vida cristã
Lição 4 - Deixando um legado espiritual
Lição 5 - A marca dos escolhidos de Deus
Lição 6 - Aprendendo a cultuar ao Senhor
Lição 7 - O perigo dos fenômenos religiosos
Lição 8 - A responsabilidade ecológica do cristão
Lição 9 - A verdade bíblica sobre o divórcio
Lição 10 - O privilégio de poder contribuir para a obra de Deus
Lição 11 - Bênção e maldição: eis a questão
Lição 12 - O caminho da vida abundante
Lição 13 - Os últimos passos de um homem de Deus

_____________________________//_________________________________
CONTEÚDO DA REVISTA









Palavras que o casal deve praticar para consolidar a união familiar!


Deus quer que você vivam bem no casamento e namoro; quer também que você viva bem com ele. Faça a vontade de Deus em todas as áreas da sua vida.

Há quatro palavras, ou frases, que precisamos falar todos os dias para os nossos cônjuges ou companheiros.

Se não falamos em voz alta, precisamos pelo menos falar em nosso coração.Estas palavras curam muitos dos males que prejudicam o casamento e o namoro.
Ao falar estas palavras, a correspondente atitude tem que acompanhar. Se forem apenas palavras, nada adiantariam. E. Diga você estas palavras:

"Eu te perdôo".Mt 6.12; 18. 21-22; 2Co 2.10; Ef 4.32

Estas palavras (e atitude) curam o ressentimento e amargura. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "Em que eu tenho ofendido ou defraudado? Pelo que eu sinto mal para com meu companheiro?"

"Eu te elogio".
Pr 31.28-31; 1Pe 3.7

Estas palavras curam a crítica e a acusação. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "O que meu amor fez de bem hoje?"

"Eu te sirvo".
Gl 5.13

Estas palavras curam o egoísmo e a omissão. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "Como eu posso ajudar meu grande amor hoje?"

"Eu te amo".
Gl 5.14; 2Co 4.5

Estas palavras curam a negligência. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "Como eu posso mostrar hoje o meu amor pelo meu cônjuge ou namorado(a)?"

Conclusão

Se você falar todos os dias estas palavras para seu cônjuge, você terá um relacionamento conjugal que será uma benção. Deus quer que você vivam bem no casamento e namoro; quer também que você viva bem com ele. Faça a vontade de Deus em todas as áreas da sua vida.

Coordenadoria Estadual de Casais Quadrangular do RJ
Pr Charles e Bethania
Para o Jornal QuadranNEWS-RJ Nº 52/ Out de 2011




Rio, 30/10/2011



Revista: A Jornada Cristã e seus Desafios

Números: Aprendendo a andar com Deus

Lição 6 – Experimentando A Graça de Deus
Objetivo: Que o aluno saiba o valor da graça de Deus em nossos relacionamentos com Deus e o próximo.
Palavra chave: GRAÇA
Texto Bíblico Básico: Números 11:6-23
Significado de Graça: Origina-se do latim e deriva da palavra gratus (grato, agradecido). Também provém da palavra grátis (gratuito).

APLICABILIDADE PARA OS CASAIS:

O Senhor é bom, cheio de Graça. É interessante, dizemos isso, em canções, pregações e estudos, por mais que nos esforçamos não conseguimos compreender ainda, o amor e a graça de Deus para conosco. O próprio significado da palavra, significa gratidão, sermos agradecidos a Deus por tudo que Ele fez e por tudo que Ele é em nossas vidas. Ele nos amou tanto que nos deu seu único filho (Jo 3:16) e isso não tem preço. 
O povo de Israel ainda não conhecia o seu Deus inteiramente, pois se conhecesse, reconheceria os milagres e maravilhas que o Senhor já tinha feito, e lhe seria grato porque até aquele momento, Deus estava cuidando de suas necessidades no deserto.
O propósito de Deus para aquele povo era algo muito grande e eles não tinham a mínima idéia disso. Deus precisou enviá-los para a “escola” do deserto para que: I. Aprendessem mais de Deus; II. Vissem e reconhecessem o seu poder; III. Dependessem unicamente de sua Graça em todos os momentos. 
Contextualizando para nossa classe, essa passagem revela que o casal deve também:


1) Evitar as murmurações e queixas. (Cap 11 V.1). Pois ela abre brechas para: insatisfações, angustias, egoísmos, etc... Sentimentos que podem nos distanciar de nosso cônjuge, e consequentemente de Deus.

2) Reconhecer que somos imperfeitos. Só na Graça do Senhor é que conseguimos manter-nos unidos. Na vida do casal a Graça de Deus tem que se fazer constante, pois somente através do exercício da graça é que iremos crescer individualmente e como casal. (o próximo, mais próximo).

3) Sermos agradecidos à Deus. Sabendo que somente a graça Dele é que vai nivelar as imperfeições, vai trazer qualidade espiritual para um relacionamento saudável, maduro e prazeroso.

4) “...Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá.” Lc. 12.48b. As responsabilidades do casal são muitas, e isso causa muito desgaste na vida a dois, mas lembre-se que Deus, pela sua graça, providenciou desde o princípio alguém para compartilhar, dividir a caminhada com você. Quando estiver se sentido cansado e sozinho, peça ajuda ao seu cônjuge, divida tarefas, compartilhe com seu par e com Deus. Nosso Deus espera que vocês deixem-no fazer parte de suas vidas, seus problemas. “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mt 11:30.

5) Lembre-se que o Deus que você serve, conhece você e suas fraquezas e não dá responsabilidades além do que você possa suportar. “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas, fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes, com a tentação, dará também o escape, para que a possais suportar.” 1Co 10:13


O Senhor está sempre pronto para abençoar o seu povo, mas nem sempre o seu povo está preparado para receber Suas bênçãos, ou mesmo para compreendê-las. Só conseguiremos se estivermos em sintonia com nosso cônjuge e com nosso Senhor, em santificação. 
Deus tem sempre um propósito quando une duas pessoas diferentes. Busquem-No juntos em oração, para que se cumpra o propósito Dele em suas vidas e na sua família, isto é a GRAÇA de Deus para nós, (que cremos) o melhor presente. Recebam! 


Simone Maia


UM POUCO MAIS:
GRAÇA, para um casamento sem graça.


O comportamento do casal e sua própria comunicação sofrem um processo de modificação. 
A graça diz: 

1. Nunca te Condenarei

Quando falamos através da graça, nos preocupamos em edificar nosso cônjuge. Exaltamos seus pontos fortes. Nossas palavras são impregnadas de paciência, perdão e compaixão.
Comprometemo-nos a nunca rebaixar ou destruir nosso marido ou esposa. Não usamos palavras duras de crítica ou que ridicularizam ou atacam.


A graça dá vida, ela nunca mata! (Efésios 4.9).

A graça diz: 
2. No nosso casamento, você está livre de minhas regras, exigências e leis. 

Existe certa manipulação entre cônjuges. Cada um tenta estabelecer o controle do relacionamento aspirando egoisticamente seu próprio ganho. 

Às vezes a pessoa tenta manipular a outra crendo realmente que sabe o que é melhor para ela. No entanto, pouco a pouco isso torna a relação restrita e destrutiva. 
Porém, num casamento baseado na graça, ambos ficam livres da necessidade de esforço e performance para obterem amor, aceitação e compreensão. Isso propicia um ambiente de liberdade e crescimento mútuo. 

Portanto, não existe receio, desconfiança e, em conseqüência, nenhuma postura defensiva de autoproteção. 

A graça diz: 

3. Eu o aceito como alguém igual a mim 



"...sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida" (1 Pedro 3.7). 

Quando o Espírito da graça reina no casamento, estamos livres da obsessão de "ser o senhor sobre o outro". 
Tornamo-nos cônjuges genuínos na nossa busca de Deus pela vida. Não temos necessidade de hierarquias socialmente impostas. Ambos seguros, vivendo sob a liderança do Senhor, não se sentindo ameaçado pelo outro. 

A graça diz: 

4. Eu o convido a compartilhar comigo suas mais profundas feridas e medos - tanto quanto seus sonhos e desejos. "Não tenha medo! Eu nunca ridicularizarei o que está no íntimo do seu coração". 

O relacionamento fundamentado na graça abre as portas da cumplicidade no compartilhar. 
Que base maravilhosa para desenvolver um relacionamento saudável! Um casamento baseado na graça de Deus. O Senhor nos capacita a compreender e mostrar graça, porque Ele a tem demonstrado em todas as Suas ações para conosco. 
Infelizmente, muitos não compreendem a natureza graciosa do Senhor. Eles ainda O encaram como um severo senhor feudal exigente e intransigente. Portanto, essas pessoas nunca conseguirão interagir em seus casamentos com liberdade, generosidade e amor maturo. 
Pode ser que você esteja passando por sérios problemas conjugais. A graça da qual me refiro é sua maior necessidade nesse momento. Essa graça o alcançará através do reconhecimento de que Deus enviou ao mundo Jesus Cristo, Seu Filho cheio de graça e verdade, para oferecer a vida Dele em troca da sua. 
Através do seu encontro com Cristo, você receberá graciosamente esse presente. Absolutamente nada que você possa fazer obterá méritos suficientes para recebê-lo, porque ele é de graça. 
Quando você tomar essa decisão, então terá a capacidade de demonstrar graça ao seu cônjuge, mesmo que ele não a mereça. Isso transformará sua vida e seu casamento. 

Queridos amigos, 

- Graça é um sorriso caloroso e convidativo.
- Graça é dar liberdade para o outro fazer do jeito dele e não do meu. 
- Graça diz: "Eu fico admirado como você consegue me amar, apesar das minhas incoerências". 
- Graça é não permitir que minhas contrariedades estraguem um passeio, um momento romântico. 
- Graça é constatar paciência diante da irritação.
- Graça é contar aos outros os seus pontos fortes e não superestimar seus pontos fracos. 

Que cada um de nós, nascidos de novo, possamos continuar a crescer cada vez mais na graça de Jesus Cristo e a aprender no dia-a-dia a sermos melhores despenseiros dessa maravilhosa graça.

JAIME KEMP é atualmente diretor da Sociedade Religiosa Lar Cristão. 
Foi missionário da Sepal por 31 anos e fundador da Missão Vencedores Por Cristo. 
É conferencista e autor de 33 livros. Aceita convites para seminários e palestras.



ILUSTRAÇÃO: 
A Fábula do Porco-espinho. 

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados.  Então precisaram fazer uma escolha: Desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram.Moral da História O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades. O relacionamento na graça de Deus é entender que somos diferentes, mas pela graça de Deus em nós faz com que aceitamos o próximo e o amemos, assim como Deus nos ama.  Até a próxima lição!




Rio, 25/09/2011

Revista: A Jornada Cristã e seus Desafios - Números: Aprendendo a andar com Deus

Lição 3 – UM SINAL DA PRESENÇA DE DEUS

Objetivo: Que o aluno saiba a importância de se viver na dependência de Deus.

Palavra chave: Dependência

Texto Bíblico Básico: Números 9:15-23

A nuvem guiando a marcha dos israelitas    

E no dia de levantar o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo sobre a tenda do testemunho; e à tarde estava sobre o tabernáculo, como uma aparência de fogo, até à manhã. Assim era de contínuo; a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo. Mas, sempre que a nuvem se alçava sobre a tenda, os filhos de Israel após ela partiam; e, no lugar onde a nuvem parava, ali os filhos de Israel assentavam o seu arraial. Segundo o dito do Senhor, os filhos de Israel partiam, e segundo o dito do Senhor, assentavam o arraial: todos os dias em que a nuvem parava sobre o tabernáculo, assentavam o arraial. E, quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel tinham cuidado da guarda do Senhor, e não partiam. E era que, quando a nuvem poucos dias estava sobre o tabernáculo, segundo o dito do Senhor se alojavam, e segundo o dito do Senhor partiam. Porém era que, quando a nuvem, desde a tarde até à manhã ficava ali, e a nuvem se alçava pela manhã, então partiam: quer de dia quer de noite, alçando-se a nuvem, partiam. Ou, quando a nuvem sobre o tabernáculo se detinha dois dias, ou um mês, ou um ano, ficando sobre ele, então os filhos de Israel se alojavam, e não partiam: e alçando-se ela, partiam. Segundo o dito do Senhor se alojavam, e segundo o dito do Senhor partiam; da guarda do Senhor tinham cuidado, segundo o dito do Senhor, pela mão de Moisés.

Significado de Depender:

v.t. Estar na dependência de.
Estar sujeito ou subordinado a;
estar sob o domínio, autoridade ou influência de.

INTRODUÇÃO:
Alguns versículos relacionados:

Sl 84:2 - A minha alma precisa depender do Deus vivo.
Dt 1:30-33 – A Dependência é aceitar o cuidado de Deus na minha vida
Ex 33:15 -  Depender de Deus é estar onde Ele deseja que estejamos. É obedece-lô.

APLICABILIDADE PARA OS CASAIS:

Dependência de Deus no Casamento
Ser dependente de Deus significa ouvir as suas ordens através do estudo da Palavra e trocar as nossas opiniões e vontades pelas Dele. É servir-Lo.

Os Israelitas eram completamente dependentes de Deus no Deserto. O Senhor através da coluna nuvem, que dia e noite guiava e orientava o seu povo. O casal deve sempre buscar a orientação de Deus e em Deus para tudo.

É interessante notar que o povo compreendia o Senhor através da nuvem, seus movimentos. Numa vida a dois é importante termos sensibilidade para compreender um ao outro, e juntos buscar a direção do Senhor nas dificuldades.

O que fazer para melhorar o casamento?  Você já tentou de tudo, que tal deixar Deus tentar agora? O que significa depender de Deus no casamento? Significa entregar o casamento para Deus. Deixar Ele ser o Senhor no casamento. A palavra senhor, segundo o dicionário, significa dono, ou proprietário; gerente, aquele que dá as ordens e comanda. Deixar Deus ser o senhor do casamento, e deixá-Lo ser quem vai dar as ordens, cabendo a nós, somente obedecê-Lo e segui-Lo.

Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher. Pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus. I Corintios 11-12

Muitas vezes, lemos e aplicamos a Bíblia, com nossos irmãos,  esquecemos que nosso principal irmão é nosso cônjuge. Todos os ensinamentos bíblicos, são para serem aplicados no nosso casamento.
Casamento é feito por duas pessoas. Para que o casamento seja entregue totalmente a Deus, é necessário que o casal (marido e esposa), entregue o casamento a Deus, caso contrário, Deus não poderá edificar o casamento por inteiro.

Adão e Eva eram dependentes de Deus. Todos os dias tinham comunhão com Ele  no Jardim do Éden, até o dia que resolveram ser independentes. Por terem deixado de ser obedientes, foram expulsos do Jardim do Éden.

Por isso o Senhor Deus expulsou o homem do Jardim do Éden e fez com que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado.  Gn3:23 (NTLH)

O Jardim do Éden simboliza o lar do casal, afinal era lá que Adão e Eva moravam. As conseqüências da INDEPENDÊNCIA de Deus foram:

1. Perderam sua moradia, o jardim do Éden;
2. Um filho matou o outro – houve morte na família;
3. Perderam a comunhão com Deus;
4. Separação familiar – Caim deixou a família por causa do crime;
5. Andaram com vergonha – Deus teve fazer roupas para cobri-los.

O diabo age da mesma forma hoje. Na época de Adão, veio como a serpente, mas hoje pode vir na forma de várias coisas: 

ü      Uma falsa religião que leva o homem a andar com outros deuses;
ü      Sentimentos como o orgulho e a soberba, que faz com que o homem pense que é auto-suficiente;
ü      Influências erradas que afastam o homem da igreja, onde podia estar aprendendo a vontade Dele, para lugares onde aprenderá a fazer coisas que não agradam Deus;
ü      Falso poder, como aqueles trazidos pelo dinheiro ou pelo status, que faz com que o homem se ache o dono do mundo.
Jesus veio restaurar a comunhão do homem com Deus. Veio fazer o mesmo com nosso casamento. Ele veio para restaurar a comunhão de nosso casamento com Deus.
O meio de termos Deus em nosso casamento, é através de Jesus. Quais são as vontades do casal que não agradam à Deus?

CASAL
DEUS
CÍUMES
I Co 13 - “Quem ama é paciente é bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.”
GRITARIA
Ef 4.31,32 - “Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros.”
DESRESPEITO
I Tm 3.4 - “e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito”
Ef 5.33 - “Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido.”
FALAR MAL DO CÔNJUGE
Tm 3.11 - “Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.”
MENTIRAS
Pv 12.22 - “O Senhor Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade.”
PREGUIÇA EM AJUDAR
Pv 15.19 - “O preguiçoso encontra dificuldades por toda parte, mas para a pessoa correta a vida não é tão difícil.”
BRIGAS
Pv 15.18 - “A pessoa de mau gênio sempre causa problemas, mas a que tem paciência traz a paz.” Pv 17.19 e Pv 18.6
EGOÍSMO
Tg 3.16 - “Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.”
RANCOR E FALTA DE PERDÃO
I Co 13.5 - “Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.”

Fonte com algumas adaptações para a revista: http://casaisnaplenitude.com.br/primeira_aula_28.html





CLASSE DE CASAIS - AULA 28/08/2011


Lição 9 - DEUS É UM PAI BONDOSO

Objetivo: Que cada um conheça o coração paterno de Deus, que perdoa e restaura.

Palavra chave: perdão

Texto Bíblico Básico: Lucas 15:17-24 - O Filho Pródigo
E disse: Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros do meu pai têm abundância de pão, e eu, aqui, pereço de fome!

Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado e matai-o; e comamos e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto e reviveu, tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se.


COMPLEMENTO DA LIÇÃO:

Versículos relacionados:
Tg 1:17 – Toda bondade vem do alto, vem de Deus.
Mc 10:18 – Só Deus é realmente bom.

A Bondade de Deus é manifestada:

Quando o Seu amor se revela no perdão ao pecador, na benção imerecida é chamado GRAÇA.  Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.” Tito 2:11

Quando Deus ao aliviar a miséria daqueles que sofrem as conseqüências do pecado, é chamado MISERICORDIA ou COMPAIXÃO. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou.” Efésios 2:4

Quando mostra paciência para com o pecador que não atende às instruções e avisos do Seu Criador, chama-se LONGAMINIDADE. Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” Romanos 2:4 e Rm 9:22E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou, com muita paciência, os vasos da ira, preparados para a perdição.”

A bondade de Deus resume o caráter de seu grande amor, de sua infinita graça e de sua incomensurável compaixão e paciência em relação ao pecador.  

Aplicabilidade para os Casais:

Toda bondade vem de Deus. Ele manifesta sua bondade pela graça, misericórdia e longamidade. Até que ponto temos imitado a bondade de Deus nos nossos relacionamentos?

Leia o texto abaixo e comente.

O AMOR DE DEUS ACIMA DO NOSSO
Deus olha o coração e nós olhamos as aparências... Deus ama os defeitos e nós amamos as qualidades... Deus nos acolhe independente da condição na qual nos encontramos e nós impomos condições para acolhermos... Deus está sempre nos esperando e nós não temos paciência para esperarmos... Deus está sempre disponível e nós nos colocamos indisponíveis... Deus tem coragem de adentrar no mais profundo do nosso ser e nós temos medo de aprofundar no outro... Deus não tem receio de dizer que nos ama e nós temos vergonha de dizer... Deus nos deixa livres para sermos nós mesmos e nós aprisionamos o outro de ser ele mesmo...
Deus não nos suporta, Ele nos ama incondicionalmente, sem limitações, sem cobranças... Ele simplesmente nos conquista, nos cativa. Com as pessoas deveria acontecer assim: conquistar e cativar- sem cobranças, sem limitações.
A melhor maneira de conquistar e cativar o outro, é ter a coragem de adentrar no mais profundo do seu ser, mas acredito que nós talvez não estejamos preparados para isso, pois todos temos o nosso lado obscuro, sombrio, onde só Deus pode entrar e nos amar, sem se afastar. E às vezes quando começamos a aprofundar no outro, percebemos que ele é diferente daquilo que pensamos e nos afastamos. Mas Deus faz o contrário de nós: Ele fica.
As pessoas muitas vezes só querem ficar com a nossa aparência, nossa beleza, nosso status, e não querem se aprofundar no mais íntimo de nós. São poucos que têm a coragem, disponibilidade, paciência para adentrar no outro, para conhecê-lo verdadeiramente e o amar. Esses que têm essa coragem, não a tem por si só e sim por Deus. É Deus quem os capacita e os inspira a terem essa coragem, disponibilidade e paciência.
Percebo que às vezes somos como um vaso decorativo. As pessoas o acham bonito, interessante e que só serve para enfeitar o ambiente no qual se encontra, mas não têm a coragem de irem até ele e descobrirem que se pode extrair água dali. Assim acontece conosco quando não temos a coragem de adentrar no outro. Deixamos de extrair o que o outro tem de melhor, quando não queremos nos aprofundar em si.
Devemos lembrar sempre que podemos aprender muito com o outro – seus defeitos e suas qualidades e que também ninguém é perfeito.
Peçamos a Deus para nos dar a graça de ter coragem, disponibilidade e paciência para adentrar no outro, sem reservas, sem limitações, sem cobranças, sem se importar com a sua aparência. E procurar sempre enxergar algo bom em tudo e em todos.

Luziene Ferreira de Sousa
(Julho/2004)